terça-feira, 28 de setembro de 2010

zzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

Desde a época de aristótoles o sono era considerado uma necessidade do organismo, no qual em 1924,Chuter e Ferner mediram o limiar do sono sendo estudo pela Eletromiografia(EEG) descrita por Berger no qual tiveram estudos voltados ao sono.
Aserinsk e Kleitman em 1953 descreveu o REM(Rapid Eye Movements ou Rápido Movimento dos Olhos) onde estes mesmo descreveram estágio das fases do sono e sonhos e em 1957 Kleitman e Demaint também afirmara os mesmos estudos dos autores de 1953.
Nos anos 60 teve um início do estudo da apneia do sono por Gaustut e colabores,1965 e Jung e Khlo no mesmo ano.
Na década de 70 cria-se o ASDC(Association of Sleep Disorder Centers, ou Centro da Assosiação do distúrbio do sono) seguindo estudos ainda sobre a fisiologia do sono.
As alterações fisiológicas durante o sono são:
Funções Cardiovasculares
-Diminuição da Pressão Arterial(PA)
-Diminuição da frequência Cardíaca
Funções Endócrinas
-Liberação do hormônio GH secretado no estágio 4 do sono REM
-Liberação da Prolactina
-Liberação do hormonio Tireoide Estimulante ou TSH no início do sono
-Diminuição do hormônio luteinizante(LH)
Ocorre também diminuição na temperatura corporal e variação do ritmo respiratório
FASES DO SONO
Antes do leitor ficar confuso o que é estágio dos sonos irei citar os estágios do sono, o sono é dividido em 2 categorias nos quais é o sono REM e sono NREM ou não REM que são divididos em 4 fases,é importante lembrar que no período do sono ocorrem de 4 até 6 ciclos bifásicos(2 fases observadas em estudos de eletroencéfalograma,eletromiograma e eletroculograma), que duram de 90 até 100 minutos cada,e desses um dos ciclos são compostos pela fase NREM durando de 45 até 85min e pela fase do sono REM que dura de 5 até 45min.
-Estágio 0 ou vigília: Após 5 a 15 minutos da latência do sono(ato de deitar e adormecer) é alcançado pelo indivíduo o primeiro estágio do sono
-Estágio 1: corresponde de 2 a 5% do sono onde seria uma transição entre o estado vigília e o sono que libera-se melotonina que induz a este estágio, há um relaxamento muscular.
-Estágio 2: Corresponde a 45-55% do sono total,ritmo cardíaco e respiratório diminuem tendo um relaxamento muscular e diminuição da temperatura corporal.
-Estágio 3: Corresponde de 3% a 8% do sono total onde movimentos oculares são raros e tônus muscular diminuindo progressivamente,geralmente é uma fase acompanhada do estágio 4.
-Estágio 4: Corresponde de 10 a 15% total do sono onde ocorre a liberação do hormônio do crescimento(GH) e leptina e liberação do cortisol onde podemos encontrar em um pico maior no início da manhã.
- SONO REM: ocorre uma hipotonia musculoesquelético de membros como a língua,lábios,cabeça e músculos timpânicos,exceto das oscilações da psoição dos olhos, é neste período que ocorre a maioria dos sonhos que corresponde de 20 a 25% total do sono.
Bom legal,agora que eu falei da fisiologia do sono vamos discutir a importância de uma boa noite de sono:
-Melhora ciclo cardiano ou cardíaco
-Melhora as conexões neuronais ou sinapses
-Melhora o reparo do tecido muscular
-Melhora a propriocepção
-Melhora o tempo de resposta e agilidade
-Melhora a concentração
-Evita distúrbios nervosos como enxaquecas e cefaléias
-Melhora níveis de serotonina
-Melhora de níveis de Adrenalina e Noradrenalina
-maior liberação dos hormnios GH(Altamente anabólico bom para os praticantes de atividade física que querem ter um bom nível de massa magra)
-melhora a coordenação motora fina e grosass
As horas ideias de sono para um adulto seriam de 7 a 8horas,para jovens de 10 até 20 anos de 9 até 10h enquanto de crianças de 10 até 11h por necessitarem de uma liberação maior do GH ou hormonio de crescimento.
O sono é uma necessidade fisiologica que pode variar muito de pessoa para pessoa, uma boa qualidade e quantidade de sono é aquela cuja pessoa não tem cansaço,sonolência matinal,irritabilidade,alteração de humor,perda repentina de memória,redução de capacidade de planejar e executar alguma tarefa,lentidão de raciocínio,desatenção e dificuldade de concentração, tudo isto e provocado pela falta de sono à curto prazo.
Falta de vigor físico,envehecimento precoce,,diminuição do tônus muscular,,comprometimento do sistema imunológico,tendência a desenvolver diabetes,doença cardiovascular,gastro-intestinais e perda crônica da memória são riscos provocados pela falta de sono à longo prazo.
Ao leitor para uma boa noite de sono:
-Atividade física induz ao sono mais profundo,evite fazer antes de dormir pois o corpo demora para voltar a adquirir a temperatura normal do ambiente.
-Boa alimentação induz ao bom sono, o consumo de carboidratos em MODERAÇÃO estimula o sono mais profundo enquanto a proteína por sua digestibilidade ser um pouco mairo dificulta o relaxamento profundo no sono
-Evite consumir bebidas alcólicas e café,chá e refrigerantes antes de dormir
-Tenha sempre um bom colchão,pois além de melhorar suas dores nas costas ele melhora a qualidade de sono
-durma em um ambiente escuro,com janelas fchada,luzes apagadas com menor ruído possível.
 
 

Um comentário: